Estatísticas da Gamescom: 4 dias de jogos. 355.000 visitantes de 106 países. 919 expositores em 201.000 metros quadrados. 1 visita da chanceler da Alemanha.

Estatísticas de Sea of Thieves na Gamescom: 12 Xbox One S. 12 PCs. 1 lounge do Mixer personalizado. 5 músicos na nossa banda pirata. 10.000 itens de pilhagem. 22 membros da tripulação de Sea of Thieves.

Dia 0,5

A terceira tripulação da Rare está prestes a voar de Birmingham na noite de domingo, mas acaba sendo envolvida em uma confusão de voos atrasados e aviões que não funcionavam. Migramos para o bar do terminal para tentar ver a transmissão do Xbox @Gamescom pelo Mixer. Contudo, o 3G dos nossos celulares não dá conta da tarefa. Depois de sermos relocados para um outro avião, chegamos em nossos hotéis à 1:30 da manhã de segunda-feira.

Dia 1

É o dia das montagens. Pulo o café da manhã para poder dormir um pouco mais, depois da nossa chegada de madrugada. Saímos do hotel às 7:30 para chegar no centro da convenção (o Köelnmesse) às 8h para a montagem do estande. Tenho oportunidade de praticar meu limitadíssimo alemão ao entrar em um táxi para cruzar o rio. Tenho certeza que o motorista é o mesmo do ano passado, mas minhas habilidades linguísticas não permitem que eu pergunte isso a ele.

Mais uma vez estamos no pavilhão 8 com o Wargaming e o Farming Simulator de vizinhos. Não dá para não ver o estande do Xbox; ele ocupa todo o fundo do pavilhão. O estande é maior que o do ano passado, e tem 60% mais jogos! O navio de Sea of Thieves (também conhecido como estande) está posicionado em um terreno de primeira, facilmente localizável devido à alta vela com nosso símbolo. Passo a manhã me esgueirando pelo restante da área do Xbox para ver o que há no evento deste ano, e desembalando teclados e mouses para os engenheiros. Infelizmente meus conhecimentos técnicos não incluem as instalações deles, então volto para o hotel com alguns outros para comer algo antes do evento da NVIDIA.

Nosso amigos da NVIDIA estão realizando um evento em um velho depósito próximo aos subúrbios de Colônia e gentilmente nos convidam para participar. O lugar inteiro está repleto de PCs com uma ampla gama de jogos, com todos os recursos mais atuais. Perdemos o Paul para o Destiny 2 por um bom tempo.

Depois de bater um papo com alguns criadores de conteúdo, voltamos para o hotel para jantar. Amanhã é o primeiro dia da mostra (embora seja apenas para imprensa e convidados), então estamos todos ávidos por comer e ir dormir. Eu revisito uma pizzaria que nós gostamos no ano passado para comer outra coisa que não sanduíches e salgadinhos (comidas alemãs de convenção não são muito convidativas para vegetarianos).

Dia 2

É o dia da imprensa na Gamescom! Chegamos no nosso estande às 8h e descobrimos que ele está sendo ocupado por cães farejadores (e um filhote de cão farejador). Eles são todos muito fofos, mas provavelmente poderiam arrancar nossos braços se quisessem, então os admiramos à distância. Cada estande de jogo do Xbox tem seu próprio segurança. Tudo isso porque vamos receber uma convidada muito especial (conto sobre isso mais tarde)...

Tiramos uma foto da equipe rapidamente antes que o desafio físico da Gamescom se inicie e nós comecemos a aparentar um pouco mais de cansaço. Pelo menos durante a semana nossas camisetas douradas irão distrair os outros disso!

Enchemos os barris com a pilhagem: desta vez trouxemos leques (muito úteis no calor da Gamescom) e mangas de tatuagem (um item básico de Sea of Thieves). Uma exclusividade muito legal da Gamescom é que todos os jogadores que passarem pelo estande sairão com um pen drive de Sea of Thieves com a gravação de suas sessões, além de alguns acessórios artísticos para ajudar na criação de vídeos!

A terça-feira é principalmente para a imprensa, então a equipe tem a chance de relaxar um pouco do caos de um estande agitado com um dia um pouco mais tranquilo. Qual a coisa mais esquisita que vi hoje? O líder de design para Windows 10, Ted Timmins, respondendo a uma entrevista de dentro da nossa parede para fotos.

As atividades são pausadas por um curto tempo após o almoço, pois a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, vem ao estande do Xbox para saber mais sobre o Minecraft: Education Edition. Enquanto estamos afastados do estande, posso passar um tempinho com a banda pirata que nos diverte. Eles tocam 99 Luftballons (a única música alemã que conseguimos pensar na pressa) para a Sra. Merkel, que está lá à distância, e depois Radiohead para o Adam, e Taylor Swift para mim.

Também vamos iniciar as transmissões hoje! O Mixer nos fez um lounge de streaming especialmente projetado para nós dentro do estande deles. Temos quatro PCs instalados e damos início à nossa agenda com alguns de nossos Jogadores Exclusivos! Ir a eventos nos dá a grande oportunidade de conhecer os jogadores de Sea of Thieves em pessoa, e queríamos que eles fizessem parte de nossas transmissões nessa semana. Fechamos o dia com transmissões de TwoAngryGamers, Tommy T999 e dos desenvolvedores.

E de repente acabou-se o primeiro dia! Eu passo pelo estande para pilhar alguns itens para o sorteio #WinWednesday da semana antes de voltar para o hotel. (Observação pós-evento: ainda estou encontrando tapa-olhos no fundo da minha bolsa!). Os planos do grupo para o jantar parecem não estar bem definidos, então uso isso como desculpa para desfrutar do serviço de quarto e ir dormir cedo antes que o primeiro dia de abertura do evento ao público comece.

Dia 3

A Gamescom está aberta ao público! Como trabalhei no evento no ano anterior, sei o quão rapidamente o pavilhão enche com animados fãs de games, então chegamos cedo no estande para nos prepararmos. O dia de ontem nos deu tempo para praticar nosso sistema de fila para o estande. Essas coisas sempre precisam de um sistema — quando não de uma planilha complexa.

E então começa a Gamescom! O palco do Xbox está com a música a todo vapor, as pessoas estão chegando aos montes e muito rápido, então acabamos tendo que estender nossa fila. Mais um pouco. E mais uma vez. Fomos o mais longe que conseguíamos sem irritar a brigada de incêndio, e mesmo assim estamos cheios! As pessoas sabem que vão ter que esperar por três horas ou mais para poder jogar, mas elas ficam na fila de qualquer jeito. Esta é uma grande motivação para nossa equipe: saber que todos estão tão animados para jogar o jogo que estamos criando!

Meu dia se divide mais uma vez entre o estande e nosso lounge do Mixer. Iniciamos as transmissões do dia com Aaron Greenberg, dois fãs do Xbox e Lauran do Xbox UK. Temos até mesmo a presença ilustre do famosíssimo DJ Steve Aoki, que aparece para dar um "oi" para o Aaron!

O restante das transmissões nos permite ver velhos amigos como o Vadact do Xbox On e do Yogscast, assim como os Jogadores Exclusivos e criadores de conteúdo Azzyland e Kwebbelkop pela primeira vez. Os 50 minutos de transmissão passam voando. Enquanto Jon McFarlane joga, envio a ele perguntas do bate-papo do Mixer para que nossa equipe possa respondê-las. Faço isso sorrateiramente sentada no chão, tentando ficar de fora do enquadramento. Infelizmente as pessoas passando pelo lounge podem me ver, e descubro depois no Twitter várias fotos minhas dando cobertura aos outros do chão!

Nosso estande do evento fica aberto por 11 horas hoje, então fico contente de ter trazido sapatos confortáveis. Hoje ainda há tempo para voltar ao hotel e comer algo antes de uma boa parte do grupo seguir para a Xbox FanFest! Joe, Ted, Craig e eu seguimos até o Gürzenich, uma construção (muito legal) do século XV para encontrar com 300 fãs do Xbox. Encheram o lugar de Xbox Ones com uma série de jogos; há uma área com o Rock Band montada entre alguns ossos de mamute decorativos da festa de Age of Empires de segunda-feira, e – é claro – há copos de cerveja alemã para degustar. Encontro uma Cortana e diversos espartanos no porão... só podia ser um evento do Xbox! Muitos dos maiores fãs da Rare na Gamescom estão lá, então temos uma oportunidade de conversar em um ambiente (um pouquinho) mais silencioso. Embora eu tivesse adorado ficar lá a noite toda, minha voz já havia desaparecido quase completamente; assim, saio mais cedo para tentar recuperar as energias para o próximo dia.

Dia 4

Hoje é recém quinta-feira, mas já é o dia em que pego o voo para casa. Os ajudantes que a equipe local do Xbox nos conseguiram são incríveis, e sabemos que eles vão dar conta do estande mesmo com a equipe um pouco reduzida. Como temos um voo noturno para pegar, fazemos o check out e voltamos para o Köelnmesse pela última vez!

Entrei em contato com alguns dos gerentes da comunidade de Life is Strange: Before the Storm no Twitter e eles muito gentilmente me deixaram entrar no estande deles antes do evento começar para testar a demonstração deles. Como diria a Chloe: “é bom pra caramba!”. É estranho andar pelo centro da convenção quase vazio, é bem como a calmaria antes da tormenta (pois é, não sei ser engraçada).

Em 20 a 30 minutos da abertura das portas, nossa fila já está cheia. Muitas pessoas trouxeram cadeiras dobráveis e entretenimento para se distrair, o que significa que elas vieram determinadas a esperar! Felizmente em um dos lados do estande temos telas mostrando as sessões ao vivo dos jogadores, então nossos fãs podem ver o que os aguarda!

Dou uma escapada do estande por um tempo para participar do brunch do Women in Games do YouTube Gaming. É uma ótima oportunidade para conhecer outras mulheres da indústria, além de encontrar rostos familiares com quem trabalhei no Xbox no passado, e que agora estão em outros lugares. A melhor parte? A piscina de bolinhas!

Antes de voltar para o hotel para pegar minha mala, dou uma olhada na nossa tripulação que está agora no comando do lounge do Mixer. Jon e Adam vão se encarregar das transmissões de streaming de agora em diante então nos certificamos de que eles têm tudo de que precisam antes de partirmos. Também aproveito a chance para me despedir dos meus amigos de Xbox Josh Stein e Lauran Carter, é sempre ótimo vê-los e botar a conversa em dia!

E, antes que eu me dê conta, estou indo ao aeroporto para voltar para casa! Embora o restante da equipe ainda tenha mais dois dias de evento pela frente, sabemos que o tempo voará como nos últimos dias! Aqueles de nós que estão indo embora, saem atrás de comida e fazem um brinde no aeroporto a um evento massivamente bem sucedido.

Tudo graças a cada pessoa que apareceu para jogar o jogo, bater um papo com a equipe e fazer streamings conosco. Vocês é que fizeram o evento para a gente! Sei que estamos voltando para o estúdio extremamente motivados a fazer de Sea of Thieves o melhor que ele pode ser.